segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Muitas vezes nós jogamos lixo nas ruas enfim , não se damos conta do que estamos fazendo, depois de algum tempo vamos ter a reação da natureza devolvendo para nós aquilo que jogamos nela.
A única solução é conscientizar toda a população desde os mais sucedido até o mais pobre. Com palestras, vídeos, como esse do curso que estamos estudando.
O QUE EU VI...
PERFEITA SEM NENHUMA DESTRUIÇÃO.
HOJE ELA CLAMA POR CONSCIENTIZAÇÃO,
PEDE SOCORRO PARA A POPULAÇÃO.
MENOS LIXO E POLUIÇÃO.
PARA GARANTIR O BEM ESTAR DAS FUTURAS GERAÇÕES.
MUDANÇAS AMBIENTAIS
Se hoje na sociedade em que nos vivemos, os seres humanos não sabem o que a natureza. Ai podemos, começar a nos questionar, se as futuras gerações vaõ saber o que é a natureza. Vivemos em uma sociedade de risco, onde o consumo esta aumentando cada vez mais, as pessoas não tem consciência de seus atos, a questão é, querem ter mais, não interessa o preço.
A população ainda não tem o habito de se reeducar, de comprar o que precisa, usar sacolas ecológicas, começar a construir uma sociedade limpa menos poluída, a educação ambiental tem ser trabalhada com toda a sociedade.
Os professores não precisa repetir saber acadêmico, mas sim trabalhar mais a realizada de nossa sociedade, criar cidadão mais critico e que tenha consciência de seus atos. Também tem a parte da pesquisa científica que se torna um alvo de especulação, e as vezes ela é a solução de alguns problemas de nossa sociedade tanto sociais ou naturais, essas informações que muitas vezes são excelentes e as vezes não confiáveis.
O importante aprender selecionar o que nos interessa, que nos causa menos mal para nos e para o meio ambiente. Hoje cada vez mais a tecnologia esta avançada, por isso temos que pensa numa estratégia de não acumular lixo. para não prejudicar a natureza e o meio em que nos vivemos.
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
PROJETO - LEITURA NA ESCOLA
PROBLEMA: Como fazer com que os educandos leiam!
Ø O QUE SABEMOS: sabemos que a leitura tem grande importância na vida escolar do aluno e fora dela, pois é através dela que compreende – se o meio em que se esta inserido.
Ø O QUE QUEREMOS: Formar leitor consciente participativo e transformador da sociedade através do habito de leitura.
Ø O QUE VAMOS FAZER: ( ESTRATÉGIAS)
§ Contato com varias fontes de leitura, diariamente ( jornal, revistas, livros e internet).
§ Incentivar a leitura através de contos e brincadeiras.
§ Fazer produção do que leu.
§ Ouvir histórias e reproduzir através de desenhos, poemas e acrósticos.
Ø REGISTRO: PRODUÇÕES SÉTIMA SÉRIE ( PROF: ANDREA)
(Iremos postar em seguida )
Ø CRONOLOGIAS: aproximadamente dois meses.
Ø ENVOLVIDOS: Professores, alunos e subsídios tecnológicos.
Ø AVALIAÇÃO: Será avaliado de forma contínua e qualitativa, onde leva – se em conta o avanço que o aluno teve em relação as produções e leituras.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Contos da Tradição Literária
Fontes de informações que desperta no cidadão, o espírito critico participativo e confiante da sua vivencia, e dos fatos que esta acontecendo em todos lugares.
A importância que ela tem na transformação do mundo, com essa visão a escola criou um projeto de leitura para atender os anseios dos alunos, pois quando mais leem mais bem vão obter.
Esse projeto tem um cronograma a ser seguido leitura e produção, uma vez por semana uma aula faz-se esse trabalho, ao final do bimestre reúne os trabalhos de produção faz um livro, encadernado com o esforço, dedicação e ajuda de todos professores e alunos.
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Contos Africanos
Este texto ressalta a importância dos contos, orais e escritos, para a cultura de um povo, que neste caso os povos africanos. No Brasil essa cultura teve e tem grande influencia pois inspira poetas, músicas, dançarinos, estudiosos mestres, e contadores de histórias.
Os mestres contadores de histórias se reportavam a ela para ensinar vários assuntos sobre religião, história valores que sempre trazia um ensinamento, energia e capacidade para transformar o mudo.
Essa cultura africana auxilia tanto homens, mulheres crianças que integram suas origens e passam de geração em geração. Como escreve Celso Sisto.
"O homem já nasce praticamente contando histórias. está inserido numa história que o antecede e com certeza irá sucede-lo.
Essas narrativas são encontradas hoje em livros, jornais e rede informatizada, elas podem ser associadas a critica literária.
Atualmente encontramos livros que retomam traços da cultura negra tais como: a capoeira, dança, na verdade não existe apenas uma África, mas incontáveis ricas em histórias e tradições, de norte a sul, cada uma com suas crenças e religiões, quanto a cultura africana impregnou-se na cultura brasileira.
A riqueza étnica é impressionante responsável por uma herança cultural e artística, talvez uma das maiores riquezas, de história de vida, contos mitos e valores organizada para contribuir no ambiente escolar, que contribui para falar, ler escutar, destacando os fundamentos para a convivência e o exercícios da cidadania na atual sociedade.
Incentivar ao aluno a pratica da pesquisa, discutindo e elaborando junto e coletando depoimento de pessoas e das famílias e comunidade. Que importa é a valorização e investigação na construção de uma cultura, e a oportunidade de um espaço de valorização dos saberes, trocas e descobertas.
Mantendo as tradições africanas e afro-brasileiras mostra-se fundamental pensar com a comunidade escolar com compromisso, desta salienta-se o trabalho interdisciplinar e os projetos políticos pedagógicos e nos currículos das escolas, compartilhar vivências e saberes. Trata-se de escutar a voz do outro, respeitando as diversidades de culturas existentes em nossa sala de aula no dia- a- dia, alunos que cada vez mais interpretam, contos,e compartilham conhecimentos, valorizando e estimulando os currículos escolares e a aprendizagem dos educandos.